6 found
Order:
  1.  19
    (1 other version)A trajetória intelectual de Winnicott.Elsa Oliveira Dias - 2002 - Natureza Humana 4 (1):111-156.
    O artigo aborda aspectos do percurso profissional e teórico de D. W. Winnicott que exerceram influência marcante no seu pensamento. São ainda destacadas algumas linhas do debate que ele, implícita ou explicitamente, travou com as diferentes áreas do conhecimento científico de sua época - a pediatria, a psiquiatria, em especial a infantil, a psicologia acadêmica e sua principal interlocutora, a psicanálise tradicional, representada por Freud e Melanie Klein - sobre temas centrais de sua obra, tais como a natureza do psíquico, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  2.  38
    Winnicott, D. W. 1997: Pensando sobre crianças.Elsa Oliveira Dias - 1999 - Natureza Humana 1 (1):187-194.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  38
    Sobre a confiabilidade: decorrências para a prática clínica.Elsa Oliveira Dias - 1999 - Human Nature 1 (2):283-322.
    O artigo busca examinar o sentido do termo "confia- bilidade" no interior da teoria winnicottiana do amadurecimento pessoal e com relação à tarefa terapêutica. Em Winnicott, mais do que uma qualidade desejável em qualquer relação humana, a confiabilidade é a característica central do ambiente facilitador, materno e terapêutico, e está intimamente ligada à dependência. O ponto específico no qual o estudo se detém é a função essencial da confiabilidade durante o período inicial da vida, em que estão sendo constituídas as (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  4.  33
    Da sobrevivência do analista.Elsa Oliveira Dias - 2002 - Human Nature 4 (2):341-362.
    O artigo mostra como Winnicott, a partir de uma experiência assistencial de caráter institucional, soube observar o que era propriamente terapêutico para as crianças envolvidas, e formular os princípios em que essa ação terapêutica estava baseada, relacionando-os com a teoria que ele começara a desenvolver: a teoria do amadurecimento pessoal. Um desses princípios é o da sobrevivência, conceito-chave do cuidado materno e terapêutico. Na continuação, estão descritos alguns aspectos essenciais da capacidade de sobrevivência da mãe e do analista.The article starts (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  5.  83
    Winnicott: agressividade e teoria do amadurecimento.Elsa Oliveira Dias - 2000 - Human Nature 2 (1):9-48.
    O artigo aborda alguns dos principais aspectos da concepção winnicottiana sobre a agressividade e a destrutividade humanas, à luz da teoria do amadurecimento. Salientando ser esse um dos temas em que melhor se pode constatar a mudança paradigmática operada por Winnicott com relação à psicanálise tradicional, o artigo examina a posição do autor segundo a qual, em vez de manifestação de forças intrapsíquicas ou de afetos, a agressividade e destrutividade humanas estão intrinsecamente relacionadas à questão da constituição do sentido da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  6.  30
    Winnicott em Nova Iorque: um exemplo da incomunicabilidade entre paradigmas.Elsa Oliveira Dias - 2005 - Human Nature 7 (1):179-206.
    Este artigo é um comentário crítico sobre o encontro científico promovido, em 12 de novembro de 1968, pela Sociedade Psicanalítica de Nova Iorque, no qual Winnicott pronunciou uma palestra intitulada "O uso de um objeto", seguida de um debate com quatro analistas dessa Sociedade. O relato desse encontro consta da Ata do encontro, que foi redigida por David Milrod. Após apresentar algumas considerações gerais sobre o debate e as circunstâncias que o cercaram, assinalam-se aspectos centrais da contribuição de Winnicott e (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark